EXECUTIVOS EXECUTADOS.



Existe uma grande diferença entre erotismo e tara, pois,quando você usa uma pena de galinha para excitar-se, é uma prática erótica. No entanto, quando você faz sexo com uma galinha, pode estar certo de que isto é uma tara!
PauloTamburro.

Esta sábia e filosófica frase - desculpem a falta de modéstia – expressa a confusão e incompreensão que faz parte do dia-a -dia nas empresas e seus executivos modernos.

Inegavelmente, a tecnologia da informação, os mercados globalizados e, a ânsia mundial de consumo tem transformado empresas em incríveis instituições de altíssima geração de lucros.

Chineses, japoneses, Coreanos, mais recentemente, juntaram-se às tradicionais potencias industriais na arte de fabricar quinquilharias e bugigangas. O universo corporativo está em festa, apesar desta crise anunciada!

Empresários, os mais bem sucedidos, de todos os tempos, gastam mais que mulher em shopping. Fortunas incomensuráveis têm sido amealhadas, nestes tempos de vacas gordas do capitalismo neoliberal, que além de muito desemprego gera, contraditoriamente, um acúmulo de riquezas cada vez mais concentradas e maiores nas mãos de cada vez menos seres humanos e o pleno emprego de executivos alguns bem remunerados, que fazem até os políticos morrerem de inveja.

Hoj
e, um executivo de uma multinacional ganha centenas e centenas de salários mínimos mensais. Tem carro do ano à disposição, cartão restaurante, cartão supermercado, cartão cama e mesa, cartão mundana, cartão bebum, cartão happy hour, cartões corporativos, enfim todo um extenso leque de mordomias que motiva de forma paranóica, Osama bin Laden a querer acabar com esta farra, todos os dias que consegue acordar vivo.

Antes, os Marxistas ficaram na promessa e Jesus Cristo, este sim, vem tentando a dois mil e nove anos distribuir igualdade e amor ao próximo. Um dia, certamente, Ele conseguirá terminar a obra!

Bem, tanto dinheiro, produção e altos salários, não ficam impunes. Tudo tem sem preço.

É neste ponto que estamos confundindo erotismo com tara, se introduzirmos esta sutil diferença conceitual para o atual mundo dos negócios, no qual o trabalho virou escravidão social e a saudável e desejável competição tem sido confundida com intermináveis conflitos gerenciais.

Pais vêem cada vez menos, os filhos, e a antiga figura da mãe quase onipresente no passado, hoje começa a ficar também, ausente. Elas optaram e foram obrigadas a isto, pela vida extramuros doméstico. Nas relações de trabalho, modernamente, cada um quer puxar o tapete do outro.

Triste cenário para estes homens e mulheres com seus laptops a tiracolo.

Exibem, os novos executivos, inquestionável competência e, além do curso regular universitário fazem Mbas, Phd, falam dois ou três idiomas - apesar de continuarem a falar e a escrever muito mal o idioma pátrio.

Viajam muito e seus casamentos têm prazo de validade máxima de dois anos, segundo as mais recentes estatísticas.

Quando começa a faltar tempo para o ser humano comer um delicioso sanduíche de mortadela na padaria da esquina, comprar um saquinho de amendoim e degustá-lo, numa seção de cinema à tarde esparramado na cadeira como um adolescente, vagabundear pelas ruas do bairro às três horas da tarde, dar um mergulho de manhã, em dia de semana nas praias desta cidade que, só tem praias ,e ver como tem mulher solta enquanto, eles estão presos nos seus escritórios, ou quem sabe, levar os filhos naquela festinha careta do aniversário dos amiguinhos, é porque você esta ganhando muito dinheiro e desperdiçando, talvez o melhor da sua vida.

Engraçado é que hoje, começa a ter valor, o tempo disponível para viver e não, o viver com muito dinheiro, mas com tempo indisponível.

As mulheres executivas - e lutaram tanto por isto! - caíram na mesma esparrela dos homens. Parece que existe uma correlação infalível entre aumento da renda familiar e diminuição da saúde e felicidade!

Por falar em saúde este é o grande nó cego da questão que ninguém está querendo ver. Estas sombrias evidências ficam muito mais explicitas em eventos comemorativos com foi o caso do Primeiro Congresso de Empresas e Executivos Vitoriosos.

Nesta ocasião foram selecionadas as dez maiores empresas e os dez mais bem sucedidos executivos do país, para serem premiados.

- “Senhoras e senhores, daremos início, neste momento, com as honrosas presenças...”.

E numa interminável citação de nomes famosos ia se desenvolvendo o evento.

Finalmente, o grande momento, no qual o apresentador chamaria as empresas e os executivos vitoriosos para receberem suas singelas homenagens de uma platéia mais comportada e ensaiada que o auditório do Silvio Santos.

Ataca novamente o apresentador:

- Chamamos ao palco o presidente e os diretores da Marin & Marin Software Cia. “que estará representando todas as outras empresas bem sucedidas deste país”.

Para surpresa de todos, no palco, apareceu uma senhora, meio constrangida e disse ao grande e engravatado público do auditório:

- Estou aqui, representando nosso querido, inigualável, amadíssimo e eterno presidente que se encontra internado na Uti do Coração, pois teve o terceiro infarto dos últimos dois meses.

Neste momento estão sendo implantadas naquele generoso coração, quatro mamárias e três safenas. A operação já dura 9h e deverá terminar depois de amanhã, totalizando cinqüenta e sete horas de procedimentos cirúrgicos, o que se constitui em novo recorde mundial, para nossa empresa - E a platéia irrompe em demorada salva de palmas, comenrando aquele record macabro!

- Mais um obtido pela Marin & Narin Software Cia. (mais aplausos demorados e delirantes).
Quanto à nossa diretoria, informo que a mesma pediu licença de saúde, em bloco, por probleminhas ocasionais, como um caso de úlcera hemorrágica, dois eventos psiquiátricos de estresse alucinante com perda temporária da memória, um caso razoavelmente, comum ,de óbito por hepatite por vírus a, b, c, d, e, f, g, h., provocado por excesso de horas trabalhadas, álcool e uns cigarrinhos a mais – tenta minimizar a situação a representante dos pré-comatosos executivos vitoriosos.E continua:

- Hoje, a tarde nosso diretor de marketing que, aqui estaria, suicidou-se se atirando do vigésimo andar agarrado ao seu computador WXCM 18369 da Buçanet inc.

Este computador é o nosso maior patrimônio, pois tem dez bilhões de gigabaites na memória só no primeiro disco e, capacidade para armazenar nos seus outros dezoito, todos os dados dos milhões de participantes reais e fictícios do programa bolsa família governamental, e demais participantes futuros, assim como, dos tantos outros que, ainda serão criados, inclusive o tão esperado: Ticket Ferrari. Graças a Deus, o nosso querido 69, como chamamos na intimidade aquele nosso supermega - computador, escapou ileso e sobreviveu após a queda, exatamente, o que não aconteceu com o nosso ex-diretor. Entenderam?

Para aquele extraordinário computador, nossa ferramenta imprescindível de trabalho para conseguirmos altos níveis produção, foi um milagre e a empresa Marin & Marin Software. Cia. mandará rezar missa em ação de graça pela sua salvação, isto porque um novo diretor a gente consegue fácil. Obrigado - finaliza de forma fria, insensível e dramática a representante.

E inesperadamente, a platéia começa a aplaudir de forma tresloucada

a salvação do computador que saiu ileso da queda, aos gritos em coro, tal qual as torcidas de time de futebol, nos estádios:

- Sessenta e nove, sessenta nove, sessenta e nove é da Buçanet!

Com a devida pompa daquele inusitado momento de explosão emotiva o apresentador diz;

- E agora senhores, chamaremos ao palco os 10 melhores executivos deste país.
Para espanto de todos aparece um médico com 10 atestados de licença e entrega ao apresentador. Este com voz de animador de circo de subúrbio, não querendo deixar cair o clima de entusiasmo da platéia, comunica:

- Temos uma surpresa, para que vejam como atualmente é importante o trabalho de equipe, todos os ganhadores, apresentaram, também em equipe, uma ou outra pequenina disfunção, desprezível morbidade, irrelevante anomalia ou probleminhas passageiros de saúde que os impediram de comparecerem a esta efeméride.

Não se espera nenhum óbito em curto prazo. São os mais bem pagos profissionais deste país - E continua a rasgação de seda:

- Homens e mulheres que não tiram férias há mais de 20 anos e, apesar de verem seus filhos uma vez por mês o fazem com muito carinho e emoção. Suas esposas a maioria, também exitosas executivas, já são até, esposas de outros esposos, cujas esposas arrumaram, por sua vez, outros esposos, de outras esposas.

Enfim, esta é a grande família corporativa desta singular e singela, nova formatação contemporânea do clã familiar pós-moderno.
Somos de todos e todos, somos de ninguém - arremata o apresentador com esta bombástica frase de incentivo a generalização da suruba sem fronteiras.

Em última análise, nossa sociedade trocou o hábito salutar de dormir com a família e transformou-nos a todos em tarados obcecados que dormem com o trabalho.