A CHAVE DO SEGREDO DAQUELE MARIDO CALMO!

Marta Lucia, filha de uma conservadora família de Bangu, subúrbio do Rio de Janeiro, era mulher que fora treinada, em tempo idos, para ser uma esposa devotada, mãe exemplar e dona de casa que se virasse mais do que frango assado de padaria, para manter as coisas em ordem e tudo sob controle no seu lar.




Quatro filhos em idade escolar e feitos um atrás do outro com muito amor e carinho por aquele casal procriador por excelência, ele um caixa de banco, ela uma professora primária que nunca chegou a exercer a profissão.

Sobrava naquela casa muito trabalho e pouco dinheiro para manter aquela bagunça que Marta Lucia, apesar de sua bravura e dedicação, não podia fazer melhor e, por esta razão vivia sempre sob as acusações descabidas e injustas de Deoclécio Mauro um sôfrego e estressado homem que só via dinheiro quando começava a trabalhar no banco e olhava para os caixas eletrônicos da sua agência, isto quando também elas não estavam arrombadas,como ele!

Para variar, Marta Lucia era mais agitada que minhoca em areia quente, faladora compulsiva e Deoclécio Mauro quase um vodu sempre cansado e com olheiras explícitas, calmo por necessidade de sobrevivência, mas mesmo assim, as brigas eram constantes.

Marta Lucia- Olha “Mormaço” – assim ela chamava seu calmíssimo esposo – acabou o gás,entupiu a pia da cozinha, queimou a resistência do chuveiro elétrico do nosso banheiro, não tem macarrão, óleo, feijão,as crianças precisam de sapatos para irem a escola, e minha mãezinha vem passar uns meses aqui em casa pois, está deprimida e já tentou o suicídio, duas vezes na semana passada.Temos que comprar cama e armário para ela! Não vou abandonar minha mãezinha, nunca, a sua sogra que um dia você teve audácia de chamar de cachorra, lembra?





O maridão sempre escutava estes tormentosos problemas e que eram diários, sempre de pé e com a mão no bolso , numa atitude pacífica, apesar de estar constantemente, resmungando e reclamando “civilizadamente” da mulher, e sempre parecendo querer esconder a mão nos bolsos, para que não houvesse dúvidas de que ele jamais as usaria para castigar a esposa que, aliás andava de braços dados com a Lei Maria da Penha.

Nem precisava pois, Deoclécio Mauro era, além de calmo, um pacifista nato e, por esta conduta que parecia uma estátua de praça pública, irritava muito sua espavorida e inflamada mulher que sempre terminava qualquer reivindicação quebrando algum prato ou objeto doméstico assemelhado.

E respondeu o marido:

-Fique tranqüila, tudo será resolvido na paz e sem motivos de desesperos.
-Você sempre fala isso, “Mormaço” e nunca resolve nada.Lembra que o telhado está todo quebrado e quando chove é uma pingação danada aqui dentro de casa, há mais de dois anos?
-Vou consertar... Tenta reagir Deoclécio Mauro.
-Vai nada, sempre com essa mão no bolso parecendo um paspalhão.Cara, estou ficando muito nervosa com isso tudo e como diz nossa vizinha, estou me sentindo despentelhada com tantos problemas.

E neste momento,Deoclécio Mauro, ao ouvir aquela palavra mágica, puxou violentamente o último fio de cabelo que ainda restava lá por baixo na sua sofrida região pubiana, pois sempre e a cada discussão com a Marta Lucia ele com mão no bolso, parecendo estar absolutamente calmo, ia na verdade arrancando, vigorosamente, um por um daqueles seus sofridos pentelhos, até que agora não sobrara mais nenhum.

Triste segredo!